Demorei um pouco a escrever esse depoimento por questões pessoais que precisava resolver para, então, ter calma e serenidade para colocar aqui tudo o que esses três meses de tratamento significaram na minha vida.
Tenho trinta e cinco anos, estou com o amor da minha vida há 12 anos e nossa relação sempre foi de muita parceria, nos curtindo e adaptados um problema que sempre me acompanhou na relação sexual: a dificuldade de penetração.
Realizar exames ginecológicos, para mim, sempre foi um sacrifício e, nos últimos cinco anos, uma impossibilidade. Os médicos que procurei disseram que era uma situação muito comum, mas nenhum deles me informou exatamente qual era o meu problema ou me encaminhou para buscar a solução. Cada tentativa de realização desses exames foi se tornando mais complicada, até ficar inviável.
Após estar mais estabilizada profissionalmente, comecei a pensar com mais intensidade em ser mãe, mas o fato de não conseguir realizar os exames e a percepção de que não conseguia ter a penetração me encheram de medo e sensação de impotência.
Um dia, conversando com uma amiga muito querida, contei-lhe minha situação e foi ela quem me apresentou uma luz no fim do túnel, dizendo que eu poderia ser portadora de uma disfunção chamada vaginismo, da qual eu nunca tinha ouvido falar.
Então, comecei a pesquisar a respeito e descobri a clínica da dra. Débora Pádua. Assisti a vários vídeos e entrevistas da dra. Débora, acessei a página da clínica no instagram e não tive dúvidas de que ali estaria a solução para o meu problema.
Marquei uma avaliação e, quando cheguei, fui recebida pela dra. Débora e pela dra. Elaine, sendo criteriosamente avaliada, respondendo a várias perguntas ao lado do meu marido, que sempre me apoiou e, posteriormente, sendo fisicamente analisada pela dra. Débora, para, por fim, ser diagnosticada com vaginismo moderado.
Senti tanta confiança naquelas profissionais, tanto acolhimento, que saí dali extremamente esperançosa e feliz!
Marcada minha primeira sessão, cheguei bastante nervosa, pois sabia que iria expor ali uma fragilidade, um lado muito íntimo que ultrapassou o meu psicológico e chegou ao meu físico.
Qual não foi minha surpresa e alegria ao ser recebida pela dra. Elaine, uma profissional competentíssima, técnica, séria e ao mesmo tempo uma pessoa muito sensível, humana e acolhedora, que recebeu a mim e ao meu marido com todo carinho e atenção para a realização das sessões, explicando passo a passo tudo o que estava sendo feito, esclarecendo todas as dúvidas e permitindo que entendêssemos efetivamente o problema para que pudéssemos, juntos, solucioná-lo.
Digo juntos porque o profissionalismo e atenção da dra Elaine associados à parceria e todo o apoio do meu amor foram imprescindíveis para que eu fosse evoluindo e entendendo meu corpo e minha mente, admitindo que posso relaxar e curtir todas as possibilidades de autoconhecimento e autocuidado que a relação sexual me traz.
Ao longo das sessões e da realização dos exercícios fui progredindo cada vez mais e conhecendo meu corpo, entendendo e identificando minhas sensações.
Consegui realizar todos os exames ginecológicos, que até antes de iniciar o tratamento eram para mim um pesadelo, de uma forma tão natural e tranquila que não acreditei quando a médica me informou que tinha dado certo!
O tratamento me aproximou ainda mais do meu amor, nossa relação ficou ainda mais carinhosa. Esse período durante o qual frequentamos a clínica fez com que minha autoestima e meu amor-próprio renascessem e eu não poderia deixar de fazer esse depoimento para dizer que, efetivamente, conhecer a clínica Débora Pádua e, especialmente, a dra. Elaine, mudaram não só as nossas vidas, mas a percepção que tínhamos a respeito da sexualidade, do feminino e de todas as suas características.
Nós, mulheres, somos um mundo a ser conhecido com carinho, respeito e autoconhecimento e devemos propagar a informação, dizer que vaginismo tem solução e que há profissionais incríveis que dedicam a maior parte dos seus dias a nos curarem por meio da ciência e com muito carinho e humanidade!
Dedico esse depoimento, com toda gratidão, à minha amiga que me iluminou me dizendo que eu tinha algo que nem imaginava, ao meu amor que me apoiou em absolutamente todos os momentos, a todas as profissionais da clínica Débora Pádua que me atenderam com tanto carinho e respeito durante esse período e, em especial, à dra. Elaine, exemplo de dedicação, talento, seriedade, respeito e amor pela profissão.
Muito obrigada!