Dispareunia – O que é?
A dispareunia é uma dor genital que pode ocorrer em qualquer tipo de penetração, seja na relação sexual, exame ginecológico ou colocação de absorvente interno.
É muito comum que as mulheres associem esse tipo de dor como algo normal. Não é.
Toda dor deve ser investigada para não comprometer a qualidade de vida sexual, o relacionamento com o parceiro e até mesmo, a realização de exames ginecológicos. A mulher passa a sofrer mais bloqueios emocionais e psicológicos se demorar a tratar o problema, associando cada vez mais, esses momentos como algo doloroso, traumático.
Quais as causas?
A dispareunia pode ter várias causas, tanto emocionais, quanto físicas.
Os fatores psicológicos que contribuem para a causa podem envolver a ansiedade, medo ou culpa em relação ao próprio desejo e sexualidade.
No aspecto fisiológico, também são muitas as causas, temos como exemplo:
- Mioma;
- Cisto ovariano;
- Endometriose;
- Infecções sexualmente transmissíveis;
- Herpes genital;
- Vaginismo;
- Ressecamento vaginal (mais comum na fase da menopausa), etc.
Tratamento da Dispareunia
O tratamento da dispareunia envolve a própria resolução do que a está causando pela avaliação clínica do especialista.
Uma das grandes razões para o desconforto na penetração é o vaginismo. Trata-se da contração involuntária dos músculos ao redor da vagina e que leva à dor. Inclusive, se uma mulher apresenta dispareunia por algum problema ginecológico, ela pode desenvolver o vaginismo pelo ansiedade causada no ato da penetração pela memória associada a um momento doloroso.
É fundamental que a mulher trate o vaginismo com alguém que saiba abordar todos os aspectos que envolvem a dor na relação e que inspire confiança ao autocuidado.
A Clínica Débora Pádua é a primeira clínica especializada em tratamento de vaginismo e dor na relação sexual, através da fisioterapia pélvica com um método exclusivo elaborado por sua fundadora Débora Pádua, que elaborou todas as fases do Ciclo da Dor.
Tanto a dispareunia, como o vaginismo, são multifatoriais, envolvem um tratamento humanizado e de muito acolhimento por uma fisioterapeuta sexual experiente. Pela clínica, já passaram milhares de mulheres que, finalmente, conseguiram entender o que é o prazer.
A dispareunia pode ser considerada primária, quando ocorre desde a primeira relação, ou secundária, adquirida posteriormente.
E ainda, superficial se ocorre em torno da abertura da vagina, ou profunda, quando é sentida mais no interior da pelve, geralmente, com o movimento da penetração. As dores podem ser sentidas como ardência ou cólicas muito fortes.
Não demore para procurar ajuda, dor na relação não é normal e tem solução que envolve exercícios e produtos específicos. A Clínica Débora Pádua tem profissionais especialistas e qualificadas dispostas a te acolher. Realizamos o tratamento de vaginismo online e presencial – Agende uma consulta e saiba mais!